Ellon Maldine questiona forma de inscrição nos tempos de fala

O vereador Ellon Maldine (Solidariedade) questionou o presidente da Câmara, vereador Joca (PP), os critérios adotados para as inscrições de fala nos tempos destinados ao pequeno e grande expedientes nas sessões ordinárias. A indagação aconteceu após não ter seu nome inscrito nos tempos durante várias sessões.

“O presidente disse que estava cumprindo os critérios determinados pelo Regimento Interno da Casa, de que as inscrições devem acontecer na secretaria da Câmara, mas não é o que diz o art. 79 do Regimento”, rebateu Ellon fazendo a leitura do referido artigo. Após leitura, o vereador sugeriu que as inscrições aconteçam de forma online. “O presidente não estar aqui para ditar regras e sim para administrar a Casa. Temos que rever essa postura, bem como o porquê ele é sempre o último a falar. Precisamos acordar e nos posicionar. Se temos que agir conforme o Regimento, temos que ir de encontro ao que está errado”, analisou.

Em resposta aos questionamentos, Joca garantiu que a leitura do artigo chancelou o que ele disse sobre os critérios da inscrição e reforçou as três modalidades de fazê-la. “O vereador por vir aqui, pode mandar o assessor ou pode se inscrever por e-mail”, disse.

De volta com a palavra, Ellon sugeriu uma reunião com todos os vereadores com o objetivo de definir uma forma de inscrição favorável a todos.

“Não quero criar desentendimentos, apenas encontrar uma forma de facilitar. Esse semestre eu não tenho inscrição. Precisamos dar um basta em coisas que acontecem aqui e com vereadores da base. A partir de hoje não vou me calar, temos o direito de expressar nossas opiniões”, rebateu.

Mais uma vez em sua defesa, Joca explicou as formas de inscrição e o motivo pelo qual é sempre o último a falar. “Eu fico aqui na Câmara e quando já esta fechando o expediente, peço minha inscrição. Olha quanto tempo foi perdido na sessão para tratar disso. Não sou ditador e todos aqui sabem disso. Dou direito a todos, dentro da legalidade. Pode ficar à vontade para cobrar. Há muita cobrança ao Legislativo e pouca ao Executivo”, avaliou.

Para finalizar, Ellon garantiu que sua fala não foi desrespeitosa para com o presidente, apenas cobrou o que achava devido. “Insinua que não faço cobrança ao prefeito, mas não vou mostrar aqui as mensagens do WhatsApp. Temos que fazer trabalho de parceira, ter lado na política e ser parceiro. Ontem estive em Mercês e há uma rua escura por muitos anos, fiz o pedido e o prefeito solicitou. Não estou fiscalizando? Temos que ser sábios, brigando não conseguimos nada. Oposição não precisa atacar, e sim dar soluções para melhorar. O trabalho do político deve ser feito assim, para que o único beneficiário seja o povo”, findou.