Vereador questiona manutenção de carros e pagamento de diárias

Na sessão ordinária da última terça-feira (05), na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, o vereador Grilo de Dinho (PT) usou a tribuna para solicitar explicações sobre os veículos da Casa e o pagamento de diárias.

Segundo o vereador, os carros da Câmara são levados para manutenção e demoram muito a voltar. “O ano passado o Corolla ficou seis meses na manutenção, o Ford Ká já tem quase um ano e a Toro já tem quatro meses. O que está acontecendo? Não tem dinheiro para pagar a manutenção mas tem para pagar diárias altas? Tem que saber qual a prioridade”, questionou.

E passou a interrogar sobre os valores das diárias pagas pela Câmara e a quem são direcionadas. “Por que apenas os funcionários contratos fazem cursos e recebem diárias? Por que os efetivos não fazem cursos? São diárias caras, de R$ 4 mil, R$ 8 mil. Presidente, é preciso rever isso aqui, os efetivos também precisam de curso, pois nós estamos de passagem aqui e eles não”, pontuou Grilo.

Em aparte, o presidente Joca (PP) respondeu aos questionamentos do colega. De acordo com ele, a Casa tem três veículos que são solicitados diariamente pelos edis e, por conta da grande demanda, há o desgaste e por consequência a necessidade da manutenção e revisão.

“Os carros são muito usados pelos vereadores, rodam muito. Vossa Excelência, por exemplo, usou um deles para ir a Bom Jesus da Lapa, que é um local distante e totaliza uma média de 1600 km ida e volta. Os carros precisam de revisão. Outro ponto que determinamos foi que apenas a Toro vai para zona rural, porque não posso colocar um carro como o Ford Ká para a zona rural, porque vai apresentar problemas na suspensão e não tenho como justificar ao TCM muitos serviços de suspensão no mesmo carro. Consertar carro da Câmara não é tão simples quanto um carro particular, há uma série de leis e trâmites que precisam ser respeitados”, explicou.

De volta com a palavra, o edil Grilo de Dinho disse falar por si e que a cobrança é seu direito enquanto vereador. “É fácil justificar uma diária de R$ 9 mil quando tem um papagaio de pirata no ouvido. Não é possível um veículo há um ano na manutenção e não estou aqui a mando do prefeito, ele nunca me disse o que falar aqui”, concluiu.