Priscila elogia realização de eventos e critica pedido de suplementação

No uso da palavra, no tempo do grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira (20), na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, a vereadora Priscila Marques (PT) disse precisar externar seus sentimentos de alegria, tristeza e repúdio. “Quero parabenizar a linda ornamentação da Praça da Estação, está realmente linda. Quero também parabenizar a cavalgada realizada, que aconteceu sem a tão discutida suplementação. Quero parabenizar o Festival de Inverno, que irá acontecer e trará grandes atrações, ao exemplo de Vanessa da Mata. Mas, quero externar minha decepção ao saber que a Secretaria de Infraestrutura tem recursos em caixa, mas encontro pessoas andando de carroças em busca de água, casas de farinha precisando de reformas e praças que são verdadeiros matagais. Em visita ao Portal da Transparência não vi o que foi feito com os 40% de suplementação que eu aprovei ano passado e peço ao vereador Grilo de Dinho que me diga o que foi feito. O vereador sabe quanto tem no orçamento da Secretaria de Infraestrutura para revitalização de praças e reforma de espaços públicos? Há em caixa o total de R$ 12.319.00,00”, questionou.

“Há mais de um milhão em caixa para concluir as obras do Centro de Abastecimento. Essa é a realidade da nossa cidade, mas parabéns pelo Festival de Inverno, que irá acontecer e pela decoração das festas juninas”, pontuou Priscila, que emendou com uma fala de indignação pela presença de muitos servidores do município nas galerias da Casa. “Dia de terça é ponto facultativo no Município? Porque vejo vários servidores marcando presença nas sessões” concluiu. Em defesa do Município, o líder governista Gilson de Cazumbá (Solidariedade) garantiu que apenas o município pode responder. “Com certeza as pessoas que estão aqui têm anuência dos superiores”, disse.

Para finalizar, Priscila mandou recado para a população de São Gonçalo. “Quero dizer a sociedade que estou aqui para votar na suplementação, mas que o prefeito mande com transparência: de onde vai tirar e para onde vai colocar. Queremos transparência, prefeito, assim como o senhor gosta. O homem do campo não pode continuar passando sede e necessidade”, findou.

Em resposta, o edil Grilo de Dinho (PT) afirmou que a colega não pode confundir as pastas. “Cada uma tem orçamento próprio. Com a suplementação, os recursos podem ser relocados de uma pasta para outra. Não adiante querer enganar, porque o povo não é besta. O prefeito afirmou que há R$ 12 milhões em caixa, mas não pode mexer nestes recursos por conta da suplementação”, disse. Também em aparte, o vereador Nonato (PP) avaliou que com os recursos que tem em caixa o município pode reformar muitas praças. “E, caso precise de suplementação, é só dizer de onde vai e para onde vai que estamos aqui para aprovar. Fomos eleitos para fiscalizar o Executivo e não fazer o que o gestor quer. O vereador Grilo nem sabia deste valor, está claro que só faz o que o prefeito manda”, concluiu.

De volta com a palavra, a petista garantiu que o colega não sabe a resposta, porque não fiscaliza o Município. “Vereador Grilo provou que não está fiscalizando o Município e tampouco acessando o Portal da Transparência. São muitas praças que eu indiquei reformas e até hoje nada foi feito. Algum vereador já foi ao Centro de Abastecimento em dia de chuva? O local alaga nestes dias, a reforma começou e não terminou. O edil Grilo de Dinho sabe quanto ainda tem no orçamento para concluir aquela obra?” perguntou. Com a palavra, Grilo de Dinho garantiu que a colega está se baseando em uma estimativa de orçamento e não o que tem realmente tem em caixa.