Professora usa tribuna popular para apresentar avanços e solicitar melhorias em escola

A professora e diretora da Escola Municipal Arthur Magalhães, Edilane Cardoso, fez uso da tribuna popular, na sessão ordinária desta terça-feira (04), na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, para apresentar à sociedade o avanço que a unidade escolar vem passando durante os últimos anos e requerer melhorias estruturais.

Professora Ane, como é mais conhecida, revelou que a escola passou de 115 alunos em 2014 para 233 em 2023, e que o aumento do número de estudantes é consequência do trabalho de dedicação e humanização realizado pelos professores. Contudo, o crescimento na procura por vagas na escola gerou o problema da falta de espaço físico, e então as adaptações foram inevitáveis.

“Tivemos que pegar o alicerce que já existia e construir duas salas e um banheiro, porque as três salas que tínhamos não davam conta. Em 2019, o laboratório de informática foi transformado em mais uma sala de aula. O pátio da escola, único espaço de socialização e acolhida, teve que ser ocupado por carteiras escolares. Este ano fizemos adequações para atender aos alunos do 3º ano e, mesmo nestas condições, seguimos com nosso trabalho. Todos os projetos da escola foram desenvolvidos”, contou a professora, expondo as adaptações através de fotografias.

Porém, as melhorias não isentam a necessidade de reforma e ampliação da unidade escolar. Segundo a professora, a quantidade de salas é insuficiente e esta e outras carências já foram apresentadas ao gestor municipal. “O prefeito está ciente e comprometido com a solução dos problemas que apresentamos. Desejamos melhorias para a escola e a volta do nosso diretor Pedro Mendes”, explanou. O ex-diretor estava presente nas galerias da Casa e foi aplaudido pelos vereadores e presentes.

Após o discurso da professora, o líder do Governo na Casa, vereador Gilson de Cazumbá (Solidariedade) disse que já tratou sobre as necessidades da escola com o gestor, que garantiu já existir um processo licitatório para a construção de uma sala e um auditório. Por sua vez, o edil Irmão Gonçalo (PSB) afirmou ser perceptível o anseio das professoras para que a escola cresça e se desenvolva a cada dia. Já o presidente da Casa, vereador Joca (PP) disse que o prefeito deveria chamar o ex-diretor Pedro Mendes de herói, por toda doação em prol da escola, ao invés de ser punido com a demissão do cargo. E, por fim, o vereador Nonato (PP) garantiu que o Município tem recursos suficientes para realizar a reforma mas, caso não tenha, comunique ao Legislativo para que providências sejam adotadas.