Profissional da saúde usa tribuna popular e pede sensibilidade para pagamento de piso salarial

O técnico em enfermagem, da cidade de São Gonçalo dos Campos desde 2010, o servidor público municipal Marcos Tony Bezerra usou a tribuna popular da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, na sessão ordinária desta terça-feira (04), para pedir que vereadores e prefeito sejam sensíveis à situação financeira da categoria e apresentem solução para o pagamento do piso salarial.

Segundo Marcos Tony, é vergonhoso ter profissionais trabalhando 40 horas e recebendo um salário mínimo. “O piso salarial da nossa categoria foi sancionado por Lei e está suspenso. É preciso reconhecer a importância do profissional em todas as esferas da saúde; desempenhamos ações voltadas para o indivíduo, família e sociedade. Aguardamos que esta Casa e o gestor tenham sensibilidade e olhem por nós”, pediu.

O técnico trouxe à tona o desgaste sofrido pela categoria durante a pandemia da Covid-19. “Estivemos na linha de frente no período pandêmico. Vivenciamos momentos difíceis, principalmente em relação à ausência de recursos para remuneração dos profissionais e o alto número dos afastados em virtude de doenças ocupacionais, desgaste físico e mais. Nós clamamos por reconhecimento”, finalizou.

Após ouvir atentamente a fala do técnico em enfermagem, o líder governista Gilson de Cazumbá (Solidariedade) afirmou existir uma preocupação do reajuste salarial do servidor público de forma geral. “Sabemos que desempenham o trabalho com presteza, mas precisa de reconhecimento no bolso”, disse. Por sua vez, o presidente da Casa, vereador Joca (PP), garantiu que fará o que estiver ao alcance para ajudar a categoria. “Em Santo Amaro presenciei reivindicação semelhante e o Presidente da República prometeu ajuda e cumprirá. Enquanto isso, nós aqui estamos dispostos a ajudar”, afirmou.