Vereador destaca outubro rosa e importância dos médicos

Durante pronunciamento na tribuna, nesta terça-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos, vereador Josué de Oliveira – Joca (PP), ressaltou a importância do Outubro Rosa e do médico para a sociedade.

Outubro Rosa
Segundo o edil, o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.

“De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, em 20221, foram registrados mais de 50 mil novos casos da doença no país. Penso que nunca é demais lembrar que o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização, que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero”, informou.

Joca afirmou que, na condição de vereador, continuará lutando para facilitar o acesso à mamografia, que deve ser oferecida para a população mais indicada, que são as mulheres entre 50 e 69 anos. “Essa é uma indicação do Ministério da Saúde, é uma informação que a gente divulga. Essas mulheres precisam ter acesso à mamografia de rastreamento nessa faixa etária, pois pode ter um impacto importante no diagnóstico precoce e na sobrevivência da doença”, ressaltou.

Em aparte, o vereador Edmundo Borges Ribeiro (PSD) disse ter conseguido junto ao ex-deputado Targino Machado 338 mamografias para o município de São Gonçalo dos Campos. “Graças a Deus, nenhum caso de câncer foi detectado”, comemorou.

Retomando o discurso, Joca destacou que 18 de outubro é o Dia do Médico. Em nome do ex-deputado Targino Machado, que também é médico, o vereador parabenizou a categoria e ressaltou a importância desses profissionais na sociedade, que cuidam e promovem a saúde da população durante todo o ciclo da vida.

Na oportunidade, o presidente da Câmara enalteceu o trabalho e a coragem dos profissionais de saúde que trabalharam, principalmente no momento mais crítico da pandemia do Covid-19.