Aprovado em 1ª votação PL que institui em São Gonçalo dos Campos o Dia Municipal da Conscientização do Autismo

Na sessão legislativa desta terça-feira (11), foi aprovado em primeira votação e por unanimidade dos presentes, o Projeto de lei de nº 005/2022, de autoria do vereador Josué de Oliveira – Joca (PP), que institui no Calendário Oficial de Eventos e Comemorações do Município de São Gonçalo dos Campos o Dia Municipal da Conscientização do Autismo, a ser comemorado, anualmente, no dia 2 abril.

Em conjunto com as escolas e a sociedade em geral, a proposição visa realizar projetos, palestras, divulgações, seminários e panfletagem direcionados a atenção necessária às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na interação social e na comunicação, interesses restritos e movimentos repetitivos, mas que diferem em seu curso de desenvolvimento, sintomas, linguagem e habilidades cognitivas.

Na oportunidade, o vereador Joca informou que tem um amor incondicional por uma irmã com deficiência. “Eu amo mais essa minha irmã do que qualquer outra pessoa. Já a minha mãe ficou em segundo lugar, porque entendo que pessoas assim precisam de mais atenção, mais carinho, mais cuidado”.

Ele disse que tem um neto e uma neta com autismo e que, na convivência do dia a dia, ambos transmitem muito afeto e demonstram inteligência. “Algumas pessoas têm me passado a informação sobre o jogador Messi, que também é autista, entre outros”, disse o vereador.

Em seu entendimento, as questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista precisam ser mais debatidas e divulgadas a fim de que se crie uma conscientização coletiva. O edil ressaltou a importância do amor, do carinho e cuidado para com a pessoa autista, sobretudo para diminuir as limitações e aumentar a sua inclusão na sociedade.