Gilson Cazumbá avalia atuação do judiciário

Na sessão ordinária da Câmara, nesta terça-feira (30), após o discurso do edil Irmão Gonçalo (PSB), que tratou, entre outras coisas, sobre a atuação do Judiciário, o vereador Gilson Cazumbá (Solidariedade) disse que o colega foi muito feliz em algumas colocações.

Gilson Cazumbá pontuou alguns problemas no Cartório de Registro Civil, que causaram prejuízos na vida de duas pessoas de São Gonçalo dos Campos.

De acordo com o edil, um jovem, da localidade Magalhães, ficou impossibilitado, entre outras coisas, de tirar documentos e arrumar trabalho, por conta de um erro grave de um funcionário do Cartório, que colocou, no livro de Registro Civil, o nome da tia do garoto como sendo a genitora. “Na época, ele era menor de idade. Sem oportunidades, esse jovem acabou entrando no mundo do crime”.

O outro caso relatado pelo vereador é de uma jovem, da Popular, que, desde 2014, vem tentando, sem êxito, fazer uma retificação na Certidão de Nascimento. Por conta disso, segundo Gilson Cazumbá, ela também sofre as consequências da morosidade da Justiça. “É sim morosa a Justiça a ponto de prejudicar as pessoas que precisam, de imediato, de uma resposta”, afirmou.

Ele também citou acusações contra o ex-presidente Lula que foram prescritas, suspensas ou arquivadas por erros do Judiciário.

No que concerne ao Ministério Público, em consonância com Irmão Gonçalo, o edil Gilson Cazumbá disse que também não tem recebido respostas acerca de suas denúncias apresentadas ao referido órgão.

Na oportunidade, ele teceu elogios ao juiz João Batista Bonfim Dantas, da Vara Crime da Comarca de São Gonçalo dos Campos, afirmando, entre outras coisas, que o magistrado é comprometido com a função e é bem quisto por todos, inclusive pelos advogados.

“Morando em São Gonçalo, a esposa dele voltou para Salvador, mas ele não deixou de vir

todos os dias a esta cidade, para fazer o seu papel de juiz”, disse Cazumbá, acrescentando que, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados, a Câmara de São Gonçalo dos Campos concedeu honraria ao juiz João Batista.